Administração

5 dicas para conduzir uma reunião de conselho condominial produtiva

5 dicas para conduzir uma reunião de conselho condominial produtiva

Descubra como conduzir uma reunião de conselho de condomínio produtiva, seja ela do conselho fiscal ou consultivo! Para isso, é só seguir estas 5 dicas.


Embora seja facultativo, o conselho do condomínio contribui para a transparência, democracia e representatividade do empreendimento. Para ser produtiva, a reunião de conselho de condomínio precisa se ater aos temas e às deliberações mais necessárias para aquele momento. 


Vale destacar que a Convenção de Condomínio traz as regras internas sobre os conselhos condominiais amparada pelo Código Civil. O artigo 1.334 concede liberdade à convenção para criar órgãos que entenda ser conveniente para a gestão do condomínio.


O conselho de condomínio tem como atribuições dar suporte ao síndico em suas tarefas e decisões. Para ser mais efetivo, os conselhos fiscal e consultivo devem ser aprovados em assembleia geral. 


O conselho fiscal, também composto por três pessoas eleitas em reunião de condomínio, é responsável por analisar a situação econômica do empreendimento. E dar pareceres sobre a prestação de contas do síndico. 


Já o conselho consultivo é formado por três moradores do condomínio eleitos em assembleia. Sua principal função é assessorar o síndico quando houver necessidade de tomada de decisões complexas. 


1. Estabeleça a pauta da reunião previamente e atenha-se somente aos temas pautados  


Para não perder tempo e desviar-se do tema central da reunião, tenha em mãos uma agenda com os assuntos a serem contemplados e discutidos no encontro. Preveja ainda uma média de tempo para cada tópico a ser discutido, para que nenhum tema sem relevância possa ser inserido aleatoriamente para o centro da conversa. Disponibilize com antecedência a pauta aos demais conselheiros. 


2. Priorize os assuntos na agenda


Busque colocar na agenda os temas organizados de maneira inteligente. Comece com os assuntos mais complexos e deixe os mais fáceis para o final da reunião. Dessa forma, caso o tempo se esgote antes de debaterem todos os assuntos, nada de extrema importância será deixado de lado.


3. Seja objetivo


O dia a dia de todos, hoje em dia, costuma ser bastante conturbado. Então, busque promover uma reunião bem objetiva sem gerar perda de tempo. Peça a colaboração dos presentes para evitar assuntos paralelos. E que, cada um seja o mais preciso e sucinto possível na hora de expor suas considerações. 


4. Incentive a participação de todos os conselheiros


Uma reunião saudável é aquela que possibilita a troca de ideias, ampliação dos pontos de vista e diversidade de opiniões. Afinal, o debate é fundamental para a descoberta de novos caminhos e soluções. Tudo isso somente é possível com a participação de todos. Incentive a participação dos conselheiros.


5. Registre tudo em ata


É recomendável registrar em ata tudo que foi conversado no encontro e, principalmente, as decisões tomadas. Dessa forma, é possível evitar mal-entendidos no futuro. 


Além disso, o conteúdo anotado serve para acompanhar a evolução do que foi discutido e proposto na reunião de conselho do condomínio. Não se esqueça de disponibilizar a ata no formato online ou impresso aos conselheiros e ao síndico.


Gostou deste artigo? Então, compartilhe esse conteúdo!


comentários (0)


deixe um comentário

Azul Administradora
Em que podemos ajudar?