Dicas da Azul

Saiba como reduzir o consumo de energia no inverno

Saiba como reduzir o consumo de energia no inverno


Durante o inverno, o consumo de energia nas residências tende a aumentar significativamente devido ao uso intensivo de aquecedores, iluminação artificial e outros dispositivos elétricos, ainda mais se residir em lugares frios. Aqui estão algumas práticas para economizar energia no inverno e garantir uma economia significativa no seu orçamento mensal.

Escolha aparelhos domésticos com maior eficiência energética

- As lâmpadas de LED apresentam maior eficiência e mais economia no consumo de energia quando comparadas com outros modelos comuns nas residências brasileiras. Além disso, lembre-se, novamente, de apagar as luzes em ambientes vazios e aproveitar a iluminação natural durante o dia.

- Aquecedores são grandes consumidores de energia, mas caso você resida em uma região muito fria, a dica que trazemos é que, para utilizá-los eficientemente, ajuste o termostato para uma temperatura confortável, mas não excessiva. Manter o aquecedor em 20–22 °C é suficiente para a maioria das pessoas.

- O chuveiro elétrico é um aparelho de grande consumo na estação mais fria do ano, e se você não abre mão do banho quentinho, saiba como você pode reduzir o custo da sua conta de energia;

. Posicione a chave no modo “verão” nos dias menos frios.

. Diminua o tempo no banho.

. Desligue o registro enquanto estiver usando o shampoo, o sabonete, uma prática simples, que faz total diferença, tanto na economia de energia, em média de 30% a menos, quanto de água!

- Máquina de lavar

Como é muito mais frequente o uso de roupas de cama mais pesadas, uma dica que você pode estar utilizando é esperar até que a máquina de lavar esteja com sua capacidade máxima antes de utilizá-la. Assim, você evita ciclos de lavagem com pequenas cargas e aproveita melhor o consumo de eletricidade do aparelho.

Isolamento Térmico

Investir em isolamento térmico é uma medida eficaz a longo prazo. Janelas e portas com vedação adequada impedem a entrada de ar frio e a saída de ar quente, reduzindo a necessidade de aquecedores.

. Utilize cortinas grossas e tapetes, que também ajudam a manter a temperatura interna. Se possível, instale vidros duplos nas janelas para aumentar o isolamento.

Iluminação Eficiente

.Opte pela instalação de sensores de presença em áreas comuns, como corredores e garagens, para garantir que as luzes só sejam acesas quando necessário.

Manutenção de Equipamentos

.Limpe filtros de aquecedores e ar-condicionado, e certifique-se de que estão em boas condições de operação. Equipamentos desgastados ou com defeito podem consumir mais energia do que o necessário.

Evite a Sobrecarga de Aparelhos nos Horários de Pico

Os períodos entre 20h e 23h, são os de maior consumo de energia, evite o uso excessivo de aparelhos nesses horários. Se precisar utilizar aparelhos de maior consumo, como máquina de lavar, lâmpadas incandescentes, chuveiro elétrico, opte por adotar as nossas dicas, e evite o consumo exacerbado nessa faixa de horário.

A economia de energia no inverno não requer grandes sacrifícios, mas sim ajustes simples no dia a dia e investimentos estratégicos em infraestrutura. Ao implementar essas práticas, você consegue reduzir significativamente suas despesas, e contribuir para a sustentabilidade.


Você também vai gostar de ler:

Como Garantir a Saúde Financeira do Condomínio: Planejamento Orçamentário do Segundo Semestre


comentários (0)


deixe um comentário

Azul Administradora
Em que podemos ajudar?