Blog

5 dicas para organizar as contas de casa e começar 2023 com o pé direito

5 dicas para organizar as contas de casa e começar 2023 com o pé direito

O que você pode fazer para organizar as contas de casa até o fim do ano? Confira 5 dicas para manter tudo em ordem e evitar dívidas.


Organizar as contas é um grande desafio para muitas pessoas, principalmente quando dezembro chega e temos que pensar nas despesas de fim de ano. Nesse período, as famílias costumam ter gastos maiores, as contas e dívidas já existentes se unem com gastos com férias escolares, festas de fim de ano e presentes. Além disso, no início do ano vem o IPTU, IPVA e material escolar. 


Não existe uma fórmula mágica para fazer esses custos desaparecerem, mas é possível organizar as contas até o fim do ano para começar o próximo com o pé direito. Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre o assunto, com o objetivo de ajudar você a melhorar as suas finanças pessoais. Continue a leitura. 


1. Conheça a sua realidade financeira para organizar as contas


Não tem como falar de organizar as contas de casa sem começar por listas ou planilhas. Ambas as ferramentas são essenciais para você saber como está o equilíbrio entre gastos e ganhos. Por isso, coloque no papel todas as entradas e saídas que terá no mês. Neste primeiro passo, você deve incluir o seu salário, remunerações variáveis, comissões e até seus projetos autônomos. 


Depois, chegou a hora de registrar os gastos. Aqui, você pode ser ainda mais detalhista e separar despesa fixa de variável. A primeira é aquela que o valor não muda, enquanto a segunda são gastos que você não tem todos os meses.


Com tudo anotado, você já terá uma ideia se os gastos estão extrapolando o que você recebe. Também será possível visualizar com clareza o que precisa ser cortado. 


2. Divida seus ganhos


Existe uma técnica chamada 50-35-15, na qual você pode usar para organizar suas contas até o fim do ano. A regra é a seguinte: 


50% dos seus ganhos irão para as principais contas da casa, como água, telefone, luz, médico, alimentação, entre outros;

35% irão para os gastos extras, bem como lazer, alimentação fora de casa e viagens;

15% serão direcionados para a reserva de emergência, que pode evitar dívidas em momentos críticos. 

A reserva de emergência consiste em uma espécie de poupança que pode ser utilizada em momentos de crise. É fundamental manter essas economias para se livrar de dívidas quando algum imprevisto surgir. 


Há especialistas que recomendam um valor equivalente a mais ou menos 6 meses dos gastos pessoais. Isto é, se você tem R$2.500,00 de gastos mensais, precisaria ter R$15.000,00 de reserva. Este limite garante tranquilidade por um período e você terá tempo para colocar as coisas no lugar, caso aconteça algo. 


3. Priorize as contas urgentes


Se no primeiro passo da organização o resultado mostrou que você está com mais dívidas do que dinheiro sobrando, chegou a hora de tomar uma atitude e começar o próximo ano sem pendências. 


Sendo assim, é importante priorizar algumas contas. Comece pagando o aluguel, água, internet, luz e outras contas, já que não pagar essas contas significa bola de neve financeira e corte de serviços. Em seguida, busque quitar as dívidas com maior taxa de juros, pois quanto maior os juros, mais cara é a dívida a médio e longo prazo. 


4. Corte gastos desnecessários para organizar as contas


A melhor forma de organizar as contas e se livrar de dívidas é cortar hábitos prejudiciais à sua vida financeira, como compras por impulso. Faça uma tabela dividindo os seus gastos mensais em três grupos: 


Contas essenciais: comida, conta de luz, água, entre outras; 

Despesas importantes: carro, internet, vestuário; 

Gastos supérfluos: restaurantes, idas ao cinema e mais. 

Ao separar tais contas, você consegue entender quais são as suas alternativas de corte. Claro, inicie com as despesas supérfluas, porque elas se apresentam como as que menos irão fazer falta e que costumam atrapalhar. Você pode reduzir o número de idas ao cinema, cancelar serviços de streaming e diminuir os pedidos por delivery. 


5. Planeje o que fazer com a renda extra


O 13º salário ou o FGTS podem passar de uma ajudinha para uma grande armadilha para as suas finanças, já que surge a possibilidade de gastar tudo no fim do ano. Por isso, faça um planejamento e separe a quantia necessária para pagar suas contas habituais. 


Uma outra opção é investir o dinheiro em novas fontes de renda, por exemplo, aplicá-lo em títulos do Tesouro Direto, que oferece menos riscos. Também é possível investir o valor para a entrada de um apartamento pelos programas habitacionais. 


O fato é que organizar as contas de casa não é um bicho de sete cabeças. É possível deixar tudo em ordem até o final do ano e curtir o próximo sem preocupações, basta seguir as dicas para ter um planejamento inteligente. 


Gostou do post? Compartilhe e ajude alguém a começar 2023 com o pé direito!


comentários (0)


deixe um comentário

Azul Administradora
Em que podemos ajudar?