Blog

Como economizar na conta de luz com as decorações de Natal?

Como economizar na conta de luz com as decorações de Natal?

O Natal está chegando, e com ele, os enfeites natalinos luminosos invadem as casas. Confira dicas para economizar na conta de luz!


Itens como pisca-pisca e a famosa árvore de Natal marcam presença nas decorações com a chegada das festas de fim de ano. Com isso, a tendência é aumentar ainda mais o consumo de energia. Neste cenário, muitas pessoas começam a buscar alternativas para manter viva a tradição, curtir a temporada e, ao mesmo tempo, economizar na conta de luz.


Luzes decorativas ou enfeites em cascata consomem muita energia. Um conjunto com 100 lâmpadas comuns, por exemplo, quando aceso oito horas por dia, representa um aumento de consumo de 12 kWh por mês, de acordo com o Extra.


Assim, para evitar o aumento na conta de energia elétrica, algumas medidas devem ser adotadas. Confira dicas para economizar na conta de luz nessa época do ano.  


Lâmpadas de LED para economizar na conta de luz



Ao comprar pisca-piscas ou arranjos iluminados do tipo, é importante se atentar à potência do produto. Você pode verificar esta informação em watts (W) na embalagem. Quanto maior a potência de entrada, maior o consumo de energia do ornamento.


Lembre-se que deixar o pisca-pisca ligado por um período menor gera menos consumo de energia e não impacta tanto na conta de luz no final do mês.


Outra dica é utilizar produtos com tecnologia LED, que, além de contribuir para a redução do consumo de energia em até 80%, também são mais seguros. Além disso, as lâmpadas de LED duram de 35 mil a 50 mil horas, ou seja, de 8 a 10 anos. 


Estabeleça um horário para ligar as lâmpadas


Se você deixar as luzes ligadas por muito tempo, o consumo se elevará significativamente. Por isso, defina um horário para ligá-las e desligá-las. O ideal é das 18h à meia-noite, para evitar o desperdício de energia e riscos de acidentes, como princípio de incêndio.


Dito isso, para evitar uma sobrecarga de energia, caso a quantidade de enfeites for grande, procure a orientação de um eletricista para calcular o que pode ou não ser ligado simultaneamente. 


Invista em ornamentos luminosos que funcionam com bateria



Em casas especializadas e até mesmo em algumas papelarias é possível encontrar alguns pisca-piscas ou velas falsas que funcionam com pilhas ou pequenas baterias. Você pode investir nesse tipo de item, já que não há consumo de energia ao ligá-lo, tendo uma boa relação entre custo e benefício.


Apenas atente-se para o descarte correto das pilhas e baterias após o uso. É necessário armazená-las separadamente de outros tipos de materiais e embalá-las em plástico resistente para evitar o contato com a umidade e barrar vazamentos. Depois de embalar, verifique quais são os pontos de coleta mais próximos da casa ou de seu local de trabalho e leve-as para uma destinação adequada. 


Use velas coloridas 



Você também pode economizar na conta de luz apostando em velas de natal. As velas são essenciais para criar uma atmosfera natalina e, para muitas crenças, simbolizam a luz que Cristo trouxe para iluminar o caminho de quem busca a fé. 


Sendo assim, utilize velas brancas, vermelhas, douradas, verdes ou qualquer cor de sua preferência. Inspire-se com algumas ideias para decorar o seu espaço, você pode colocá-las em potes ou castiçais bonitos para substituir os piscas. Apenas certifique-se de que as velas ficarão longe de produtos inflamáveis e fora do alcance de crianças ou de animais de estimação. 


Agora que você já sabe como economizar na conta de luz no Natal, compartilhe com os amigos!


comentários (0)


deixe um comentário

Azul Administradora
Em que podemos ajudar?