Blog

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Setembro amarelo é uma campanha criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM para contribuir com a conscientização e a prevenção dos riscos de suicídio da população. De acordo com dados, os números de casos são consideráveis e é um assunto que deve ser tratado com consciência e responsabilidade, pois uma pessoa que pensa em cometer esse tipo de atitude, precisa ser assistida e acompanhada por profissionais especializados.

Não podemos ignorar um fato tão preocupante que pode acontecer dentro de nossas casas, ou com pessoas próximas, dentro dos condomínios, até mesmo com condutas estranhas em redes sociais. Precisamos estar atentos aos sinais que essas pessoas já possam estar indicando quando estão com essa intenção.

De acordo com pesquisas cerca de mais de 1 milhão de pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo e mais de 12 mil apenas no Brasil. Para cada suicídio, há muito mais pessoas que tentam tirar a própria vida a cada ano. A tentativa é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral. Tomando as devidas providências a tempo, muitas mortes podem ser evitadas.

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos, 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda e a ingestão de pesticidas, enforcamento e armas de fogo estão entre os métodos mais comuns de suicídio em nível global, por tanto, a conscientização se faz tão importante nos tempo de hoje.

Atualmente a sociedade cada vez mais adquiri hábitos que não são saudáveis e que de certa forma colaboram com esses dados tão alarmantes. Jovens que se isolam em seus celulares e quartos, hábitos ruins com alimentação, consumo de bebidas ou entorpecentes, doenças psíquicas não tratadas, muitas vezes até doenças não diagnosticadas, como depressão e pânico, podem também resultar em atitudes impensadas e consequentemente no ato do suicídio em si.

O Setembro Amarelo surgiu para que essas estatísticas passem a ser enxergadas de forma mais humana e consciente, muitas vezes ainda está em tempo de ajudar essa pessoa que sofre com sentimentos e sintomas que a levam cometer o suicídio.

Através dessa campanha os responsáveis encontraram espaço na impressa e também a oportunidade de iluminar e sinalizar monumentos históricos, pontos turísticos, o Cristo Redentor, espaços públicos e privados no Brasil inteiro. Centenas de pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.

Desde Agosto de 2018, todas as ligações para o 188, telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), passaram a ser gratuitas em todos os estados do país e no Distrito Federal. Pelo número, os cidadãos recebem apoio em momentos de crise e ajuda para prevenção ao suicídio.

Por tanto precisamos nos conscientizar e fazer cada um a sua parte, para que juntos possamos ajudar a salvar vidas.

 

 

 


comentários (0)


deixe um comentário

Azul Administradora
Em que podemos ajudar?