Segurança

Festas Seguras, Condomínio Protegido: Guia para um Final de Ano Tranquilo

Festas Seguras, Condomínio Protegido: Guia para um Final de Ano Tranquilo

Com a chegada das festividades de fim de ano, os condomínios e residenciais começam a receber um fluxo maior de pessoas; sejam eles visitantes, parentes - e com isso a necessidade de reforçar as medidas de segurança. Assim como nas semanas que antecedem o natal e ano novo, onde há um esvaziamento coletivo por conta das viagens. 

Por esse motivo, é importante estar ciente das medidas de segurança que são imprescindíveis para o coletivo do condomínio. Este guia prático oferece dicas essenciais para tornar mais seguro suas festividades de fim de ano.

Iluminação Estratégica

Uma das maneiras mais eficazes de melhorar a segurança é garantir uma iluminação adequada em todas as áreas comuns do condomínio. As luzes acesas desencorajam atividades suspeitas e proporcionam uma sensação de segurança aos moradores. Antes das festividades, faça uma revisão completa das lâmpadas, substituindo aquelas que estão queimadas por uma com a vida útil superior; ex: lâmpada led.

 


Controle de Acesso

Reúna-se com a equipe de segurança e  solicite que reforce o acesso nessa época do ano, deixe bem claro de que apenas residentes, e convidados autorizados tenham permissão para entrar no condomínio. E no caso dos visitantes, todos deverão se identificar na portaria e a liberação só após a confirmação com os moradores.

Vigilância Colaborativa

Sabe aquele seu vizinho de confiança? Ele pode ser um grande aliado. Comunique-se e peça  para que seja informado sobre qualquer atividade suspeita no seu período de ausência. Utilize a tecnologia a seu favor, instale mini câmeras do tipo secreta com sensor de visão noturna em lugares estratégicos da  parte interna da sua residência, e acompanhe em tempo real todas as movimentações. 

Reforço na Portaria

Se o condomínio possui uma portaria, considere reforçar a equipe durante eventos especiais. Isso não apenas ajuda a controlar o fluxo de entrada e saída, mas também oferece uma presença visível de segurança.

Câmeras de Vigilância

Certifique-se de que todas as câmeras de vigilância estão operando sem nenhuma falha. Elas são uma ferramenta valiosa para monitorar áreas comuns, e identificar qualquer atividade suspeita. Se o seu condomínio possui portaria autônoma, e caso ocorra qualquer problema - sinalize a empresa, solicite o suporte e manutenção para evitar possíveis imprevistos.

Proibição de Fogos

Em muitos casos, é aconselhável proibir o uso de fogos de artifício dentro do condomínio. Isso não apenas reduz o risco de acidentes, mas também evita perturbações desnecessárias principalmente para quem possui pets, e  crianças recém - nascidas.

Plano de Emergência

Esteja preparado para situações de emergência. Garanta que todos, especialmente a equipe de segurança, estejam cientes do plano de ação em caso de eventualidades.

Cuidados com as decorações

Apesar de parecerem inofensivas, antes de decorar a parte externa (fachadas e áreas comuns) do condomínio, se atente ao cuidados que precisam ter na questão de segurança. Se os fios não estão desencapados, se a decoração não está instalada em alguma saída de emergência obstruindo a passagem em casos de incêndio.

Agora caso tenha acordado com o síndico, verifique se está dentro das normas internas inclusive na questão estética.

Cuidado com Correspondências

Durante o período festivo, o volume de entregas pode aumentar. Esteja atento para evitar pacotes abandonados ou suspeitos. Incentive os moradores a retirarem suas encomendas prontamente.

Prestadores de Serviço Autorizados

Se houver serviços externos, como catering (empresa responsável por servir todos os insumos necessários para uma festa), certifique-se de que são de fornecedores autorizados e conhecidos. Estabeleça protocolos claros para a entrada desses prestadores de serviços. 

Conscientes da importância da segurança, especialmente nesta temporada, recomendamos antecipação no planejamento. Aproveite as ferramentas digitais para uma comunicação eficaz com os demais condôminos. Em caso de dúvidas sobre o regimento interno, não hesite em buscar esclarecimentos junto ao síndico.


Veja também:











 


comentários (0)


deixe um comentário

Azul Administradora
Em que podemos ajudar?