Festas Seguras, Condomínio Protegido: Guia para um Final de Ano Tranquilo
Com a chegada das festividades de fim de ano, os condomínios e residenciais começam a receber um fluxo maior de
pessoas; sejam eles visitantes, parentes - e com isso a necessidade de
reforçar as medidas de segurança. Assim como nas semanas que antecedem o natal
e ano novo, onde há um esvaziamento coletivo por conta das viagens.
Por esse motivo, é importante estar
ciente das medidas de segurança que são imprescindíveis para o coletivo do
condomínio. Este guia prático oferece dicas essenciais para tornar mais seguro
suas festividades de fim de ano.
Iluminação Estratégica
Uma das maneiras mais eficazes de melhorar a segurança é garantir uma iluminação adequada em todas as áreas comuns do condomínio. As luzes acesas desencorajam atividades suspeitas e proporcionam uma sensação de segurança aos moradores. Antes das festividades, faça uma revisão completa das lâmpadas, substituindo aquelas que estão queimadas por uma com a vida útil superior; ex: lâmpada led.
Controle de Acesso
Reúna-se com a equipe de segurança e solicite que reforce o acesso nessa época do ano, deixe bem claro de que apenas residentes, e convidados autorizados tenham permissão para entrar no condomínio. E no caso dos visitantes, todos deverão se identificar na portaria e a liberação só após a confirmação com os moradores.
Vigilância Colaborativa
Sabe aquele seu vizinho de confiança? Ele pode ser um grande aliado. Comunique-se e peça para que seja informado sobre qualquer atividade suspeita no seu período de ausência. Utilize a tecnologia a seu favor, instale mini câmeras do tipo secreta com sensor de visão noturna em lugares estratégicos da parte interna da sua residência, e acompanhe em tempo real todas as movimentações.
Reforço na Portaria
Se o condomínio possui uma portaria, considere reforçar a equipe durante eventos especiais. Isso não apenas ajuda a controlar o fluxo de entrada e saída, mas também oferece uma presença visível de segurança.
Câmeras de Vigilância
Certifique-se de que todas as câmeras de vigilância estão operando sem nenhuma falha. Elas são uma ferramenta valiosa para monitorar áreas comuns, e identificar qualquer atividade suspeita. Se o seu condomínio possui portaria autônoma, e caso ocorra qualquer problema - sinalize a empresa, solicite o suporte e manutenção para evitar possíveis imprevistos.
Proibição de Fogos
Em muitos casos, é aconselhável proibir o uso de fogos de artifício dentro do condomínio. Isso não apenas reduz o risco de acidentes, mas também evita perturbações desnecessárias principalmente para quem possui pets, e crianças recém - nascidas.
Plano de Emergência
Esteja preparado para situações de emergência. Garanta que todos, especialmente a equipe de segurança, estejam cientes do plano de ação em caso de eventualidades.
Cuidados com as decorações
Apesar de parecerem inofensivas, antes
de decorar a parte externa (fachadas e áreas comuns) do condomínio, se atente
ao cuidados que precisam ter na questão de segurança. Se os fios não estão
desencapados, se a decoração não está instalada em alguma saída de emergência
obstruindo a passagem em casos de incêndio.
Agora caso tenha acordado com o síndico, verifique se está dentro das normas internas inclusive na questão estética.
Cuidado com Correspondências
Durante o período festivo, o volume de entregas pode aumentar. Esteja atento para evitar pacotes abandonados ou suspeitos. Incentive os moradores a retirarem suas encomendas prontamente.
Prestadores de Serviço Autorizados
Se houver serviços externos, como catering (empresa responsável por servir todos os insumos necessários para uma festa), certifique-se de que são de fornecedores autorizados e conhecidos. Estabeleça protocolos claros para a entrada desses prestadores de serviços.